sábado, 16 de janeiro de 2016

Simbologia Padrão de Projetos Elétricos e Distribuição em Diagrama Unifilar Descomplicados pelo Prof Jadson Caetano

PROJETO ELÉTRICO - Ler? Interpretar? Executar?
Foto 01 - Exemplo de Projeto Residencial

Existem muitos eletricistas que tremem ao ouvir esses termos. Algo que, neste artigo, vou descomplicar para vocês em aula e texto. A começar pela aula detalhada abaixo:

Distribuição em simbologia padronizada de Projetos Elétricos NBR 5444

Como mostrado na aula, ao elaborar um projeto elétrico, é preciso conhecer bem os dispositivos que serão utilizados e suas simbologias. Sendo assim, é sempre aconselhável seguir as normas, coisa que muitos projetistas não fazem. Está errado? Não! Pois, ao projetar, pode-se optar por uma simbologia própria, contanto que se coloque uma legenda no projeto. Por via de regra, é importante sempre seguir a norma, como evidenciado na aula, evitando assim confusões posteriores na execução do projeto.
Sendo assim, seguem abaixo fotos da norma NBR 5444 com algumas simbologias usadas em Projetos Elétricos. 

Foto 02  Universo da Elétrica

Foto 03 Universo da Elétrica

Foto 04 Universo da Elétrica

Para receber a norma NBR 5444 completa e atualizada e ver nosso curso completo passo a passo, entre em contato com nossa equipe do Universo da Elétrica e te passamos o valor promocional.
WhatsApp 081981578070
Email: universodaeletrica@gmail.com

Entender, saber elaborar e executar um Projeto Elétrico é ESSENCIAL para qualquer profissional da elétrica. Para você aprender mais, eu, seu amigo e professor Jadson Caetano, montei um curso completo e passo a passo. Indico acessar o link abaixo:


Além de aprender muito no curso completo, você vai ganhar certificado reconhecido,  terá acompanhamento online e tira dúvidas ao vivo e ainda fará parte de Projetos SOCIAIS.
Você vai aprender  tudo sobre a instalação elétrica em uma residência. Desde o padrão de entrada até instalação do quadro de distribuição e circuitos terminais. Interruptores, Tomadas, Circuitos Terminais de TUG e TUE, Noções de Projetos Elétricos, Sensor de Presença, Relé de Impulso e Relé de  Fotoelétrico, Dimmer, Campainha; DR e Disjuntores Termomagnéticos. Proteção Contra Choque Elétricos. Noções de Medidas Elétricas e Aterramento. E também, da parte de Projetos Residenciais, serão vistos os seguintes tópicos durante o curso: Simbologia Gráfica padrão de acordo com a NBR 5444/89; Diagramas Unifilares de Instalações Elétricas; Padrão de Entrada, Circuitos de Distribuição e Circuitos Terminais; Dimensionamentos, levantamento de potência de iluminação e tomadas e também a quantidade de PTUG e Pontos de Iluminação, tudo de acordo com a NBR 5410/2004, adquirindo assim a habilidade para Leitura,Elaboração e Interpretação de  PROJETOS ELÉTRICOS Residenciais.   Este curso é a junção das disciplinas Eletricista Residencial  mais a disciplina Leitura, Elaboração e Interpretação de Projetos Elétricos. Sendo assim, você vai ter o conhecimento desses dois cursos em um apenas, com menor preço. E, além disso, ganhar mais um certificado com maior carga horária. 

Professor Jadson Caetano - Engenharia Elétrica UFPE - Técnico em Eletrotécnica e Eletromecânica - Professor de Escolas Técnicas desde 2011 - Servidor público federal, Fiscal de Obras da UFRPE - Professor Online através do Youtube, já beneficiou mais de 1000000 pessoas  com aulas online.



Um comentário:

Postagens Populares