sábado, 16 de janeiro de 2016

De onde vêm as três fases, o neutro e o condutor de proteção do sistema elétrico? Explicação Descomplicada Prof Jadson Caetano




Numa aula bem explicada e detalhada, abaixo, veja todos esses detalhes:

Aula gravada com detalhes sobre Neutro, Fases e o Terra. Produzido pelo Universo da Elétrica

Como dito no vídeo, as três fases do sistema elétrico surgem da geração em corrente alternada, o neutro se origina no secundário do transformador da distribuição ligado em Y (estrela). E o condutor de proteção vem de um outro sistema de aterramento, a depender do tipo de aterramento usado na instalação elétrica.




Na imagem ilustrativa acima, vê-se no medidor a haste de aterramento que é usada para compor o condutor neutro da concessionária. Com a ressalva se o tipo de aterramento for TN-C, os condutores terra e o neutro serão o mesmo condutor, se for TN-S, os condutores terão essa mesma origem, mas serão levados separadamente para os circuitos. Já, como evidenciado na aula acima, se for TT, o sistema terá de ter outra malha de aterramento para compor o condutor de proteção. 
Essas explicações sobre o tipo de aterramento e siglas usadas, são evidenciadas  nos cursos completos. Veja abaixo: 




Professor Jadson Caetano - Engenharia Elétrica UFPE - Técnico em Eletrotécnica e Eletromecânica - Professor de Escolas Técnicas desde 2011 - Servidor público federal, Fiscal de Obras da UFRPE - Professor Online através do Youtube, já beneficiou mais de 1000000 pessoas  com aulas online.

Um comentário:

Postagens Populares