Neste artigo, em vídeo e texto, você vai ver uma aplicação da Partida Compensadora para ligar dois motores elétricos. Sabe-se que a partida compensadora ou chave
compensadora é utilizada para partidas sob cargas de motores de indução
trifásicos com motor em curto-circuito, onde a chave estrela-triângulo é
inadequada. Esta chave reduz a corrente de arranque, evitando
sobrecarregar a linha de alimentação. Deixa, porém, o motor com conjugado
suficiente para a partida.
A tensão na chave compensadora é
reduzida através de um autotransformador trifásico que possui geralmente taps
de 50%, 65 % e 80% da tensão nominal.
Durante a partida alimenta-se com
a tensão nominal o primário do autotransformador trifásico conectado em estrela
e do seu secundário é retirada à alimentação para o circuito do estator do
motor.
A passagem para o regime
permanente faz-se desligando o autotransformador do circuito e conectando
diretamente a rede de alimentação o motor trifásico.
Veja essa aula baixo com exemplo da partida compensadora aplicada consecutivamente para dois motores.
Este tipo de partida normalmente
é indicado para motores de potência elevada, acionando cargas com alto índice
de atrito, tais como, como acionadores de compressores, grandes ventiladores,
laminadores, moinhos, bombas helicoidais e axiais (poço artesiano), britadores,
calandros, máquinas acionadas por correias, etc.
A Chave de partida compensadora é
um dos métodos utilizados para reduzir a corrente de partida de motores
trifásicos.
Chave de Partida Compensadora: A
chave de partida compensadora alimenta o motor com tensão reduzida em suas
bobinas na partida. Essa redução é feita através da ligação de um
autotransformador em série com as bobinas do motor, após o motor ter acelerado,
elas voltam a receber tensão nominal.
A redução da corrente de partida
depende do TAP em que estiver ligado o autotransformador:
- TAP 65% - Redução para 42% do seu valor de partida direta;
- TAP 80% - Redução para 64% do seu valor de partida direta.
- A chave de partida compensadora é utilizada em motores que partem sob carga; o conjugado resistente de partida da carga deve ser inferior à metade do conjugado de partida do motor.
São vantagens da chave
compensadora:
- Pode ser utilizado com qualquer motor trifásico;
- Necessita apenas de 3 fios no motor;
- O motor permanece sempre energizado, mesmo no intervalo de troca dos contatores;
- Corrente de partida entre 42% a 100% da nominal;
- Partida com carga.
Desvantagens:
- Custo mais caro;
- Ocupa maior espaço;
- Baixo número de manobras consecutivas devido ao autotrafo.
Autotransformador:
O autotransformador é um
transformador especial, com o secundário derivando do próprio primário. Para a
utilização em chaves compensadoras os pontos centrais são chamados de TAP,
existindo normalmente os TAPS de 65%, 80% e 90%.O autotransformador para chave
compensadora é projetado para trabalhar em um curto espaço tempo, para reduzir
espaço e custo de aquisição. Na especificação do autotransformador
específica-se o número de partidas por hora máximo. Como este tipo de chave é
utilizado normalmente para motores de potência elevada, acima de 50 CV, estes
autotransformadores são vendidos com termostato de proteção. Veja neste vídeo abaixo detalhes de um autotransformador.
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