quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Motor de Indução X Motor Síncrono Qual o melhor? Quais Diferenças?

As máquinas síncronas necessitam de excitação DC no seu enrolamento de rotor para produzir um campo que se junta com o campo do estator pra produzir o campo girante, essas máquinas têm uma velocidade constante e rigorosamente definida pela freqüência e pelo seu número de pólos. A estrutura e mecanismo de operação dos rotores síncronos são mais complicados e com isso custam mais do que os motores de indução. No caso de motores de indução tensões e correntes que circulam no enrolamento de rotor são produzidas por indução eletromagnéticas. Os enrolamentos de estator são trifásicos, distribuídos em ranhuras e alimentados por correntes alternadas trifásicas equilibradas. Os enrolamentos de rotor são curto circuitados internamente ou através de anéis coletores. Existem dois tipos de motores de indução:

  • Enrolamentos em gaiola: são motores de indução cujo rotor é constituído por barras de cobre curto circuitadas. São motores robustos, de baixo custo de aquisição e manutenção.
  • Enrolamentos de rotor bobinados: são motores de indução cujo rotor é constituído de enrolamentos trifásicos alimentados em corrente alternada curto circuitados e distribuídos em ranhuras na periferia do rotor
A desvantagem do motor de indução é que quando se necessita de um rigoroso controle de velocidade ele não é apropriado para tal uso, pois ele possui escorregamento que é redução de velocidade do motor de indução em relação a velocidade síncrona quando ele aciona carga no seu eixo.

Prof Jadson Caetano
Acesse: https://www.facebook.com/universodaeletrica

Um comentário:

Postagens Populares